A onipresença e a onipotência

by @ 16:47 on 1 outubro 2007. Filed under Filosofia

A noção de Deus (este com “D” maiúsculo, que seria único) seria a de um ser onipotente, onisciente e onipresente (mas não necessariamente justo, nem bom). A onipresença significa que, para ilo (“ilo” é o pronome pessoal reto da terceira pessoa do singular do gênero neutro, que uso para indicar que Deus não teria sexo e nem sequer teria que ser uma “pessoa”), ser e estar seria a mesma coisa. Isto é, dizer que Deus é “aquele que é”, é dizer que ilo estaria simultâneamente em todos os lugares e atualmente em todos os momentos. Em outras palavras, como ilo não faz parte do Universo natural, ilo não estaria em lugar nenhum nem em momento algum. Estaria fora do tempo e do espaço, num que não é lugar e não é momento. Então ilo não “estaria” pois aquilo que “está” tem que estar em algum lugar em algum momento de alguma maneira. Daí o conceito de “estado” de um sistema como a modo de se “estar” em um ponto do espaço-tempo. Deus então não estaria, ilo “seria”. O verbo ser indica permanência, enquanto o estar indica situação local e momentânea (pobre do inglês que não faz esta distinção). Desta forma, caso Deus existisse, ilo perceberia o espaço-tempo em toda a sua totalidade fora dele. Muito bem.

Se ilo for onipotente, então possuiria vontade, mesmo que não fosse pessoa (ou talvez teria que ser pessoa para possuir vontade) e poder para realiza-lá ao arrepio das leis da natureza, que, de qualquer modo, seriam construções suas. Então, ao resolver que o Universo seria de certa forma, ilo já estaria resolvendo como cada partícula estaria em cada lugar e em cada momento de todo o espaço tempo, bem como o estado de todo e qualquer campo de interações. Em consequência, o estado de qualquer sistema de partículas e campos, incluindo ai todas as pessoas havidas e por haver, humanas e inumanas. Isto significa simplesmente que não existiria livre arbítrio para pessoa nenhuma, que se situa dentro do espaço e do tempo.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=1530

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]