Precessão dos equinóxios

by @ 19:03 on 6 janeiro 2008. Filed under Astronomia

As constelações zodiacais não se situam na projeção do plano do equador terrestre sobre a aboboda celeste e sim no plano da eclítica, que é a projeção da órbita da Terra em torno do Sol sobre o abóboda celeste. Os equinóxios são as posições, na eclítica, em que o plano do equador celeste intercepta a eclítica. Nesses pontos da órbita o Sol se encontra no zênite sobre o equador ao meio dia e, portanto, o dia tem exatamente a mesma duração da noite em todas as latitudes. Coma a Terra é um esferóide oblato e tem um eixo de rotação que não é perpendicular ao plano de sua órbita (o que provoca as estações do ano), o momento (torque) da força de atração gravitacional do Sol e da Lua sobre ela faz com que seu eixo descreva um cone no espaço em um período de 25.800 anos, movimento denominado precessão. Isto muda a data anual dos equinóxios, e portanto, as constelações zodiacais que se encontram por trás do Sol a cada época do ano. Veja:

http://en.wikipedia.org/wiki/Precession_%28astronomy%29

Veja-se também:

http://en.wikipedia.org/wiki/Orbital_precession

http://en.wikipedia.org/wiki/Nutation

http://en.wikipedia.org/wiki/Celestial_mechanics

Estes links e os que neles são mencionados, possibilitam se fazer um curso completo de mecânica celeste e astronomia. (infelizmente as páginas correspondentes em português são bem suscintas).

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=1639

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]