Educação ateísta

by @ 15:34 on 25 fevereiro 2008. Filed under Educação, Religião

Perdoe-me a intervenção anterior (mas não a retiro por respeito à coerência no encadeamento dos tópicos). Agora estou percebendo seu intento. De fato, ateísmo e anarquia andam de mãos dadas. Quanto à questão da educação e a necessidade ou não de escolas, ainda não consegui me posicionar, pois os argumentos prós e contras pesam bastante. Se bem que em uma sociedade tribal primitiva anárquica e libertária, a educação possa se fazer pela imitação do comportamento adulto e pela instrução individual das técnicas primitivas de domínio da natureza, em uma civilização tecnológica e culturalmente bem desenvolvida, como a nossa, mesmo com a abolição do estado, das religiões, da propriedade, do dinheiro, das fronteiras e tudo o que objetiva o anarquismo, o domínio do conhecimento necessário para por a funcionar toda a estrutura tecnológica, cultural e social, certamente requererá a existência de escolas. É claro que estruturadas em moldes completamente diferentes. Mesmo com a possível abolição da família mononuclear e uma concepção mais amplificada de inter-relacionamento amoroso, numa diferente idéia de família, algo como escola ainda vejo que precisaria existir. Mas, talvez, isto seja assunto para outro tópico.

Quanto à ética e a moral (que distingo) considero que o anarquismo e o ateísmo não as abolem, mas a entendem de uma perspectiva completamente diferente. Bem e mal são conceitos que podem ser compreendidos numa perpectiva até hedonista, mas não apenas. Este tema eu gostaria de desenvolver neste tópico e voltarei a ele mais tarde.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=1753

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]