Teriam os ateus um maior QI?

by @ 21:15 on 13 agosto 2008. Filed under Ateísmo, Inteligência

É preciso se ler o artigo de pesquisa original e não a reportagem da Época, o que não fiz. Pelo que pude entender, o autor encontrou uma correlação positiva entre o escore médio de QI de certas populações (por análise amostral, o que é válido, se feito criteriosamente) com as informações censitárias da proporção populacional que se declara ateísta ou agnóstica. Sem uma análise crítica do próprio artigo não é possível se fazer uma apreciação isenta da pesquisa.
Por outro lado, o uso do QI como medida da inteligência é questionável, mas, de qualquer forma, é um indicador e todo mundo pode perceber que, sob mesmas condições sócio-culturais, uma pessoa que apresente um QI, digamos de 120, seja mais inteligente que uma que apresente um de 80.
Outras conclusões ditas na reportagem, sobre correlações entre QI e sexo ou etnias, também precisa ser examinado.
Todavia não se pode também considerar que a pesquisa seja equivocada aprioristicamente, porque acreditamos que a inteligência não dependa da etnia, do sexo, ou da opção religiosa. Há que se investigar e aceitar o resultado, mesmo que nos contrarie.
A questão é: será que a investigação foi conduzida de modo correto e isento?
Pela reportagem não tenho meios de responder.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=2118

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]