A força da evidência

by @ 22:51 on 9 setembro 2008. Filed under Lógica

Não aprecio nenhum tipo de arrogãncia, prepotência ou presunção. Acho que todos os pontos de vista merecem consideração, exceto quando seus defensores não buscam a verdade e sim seu proveito pessoal, quer financeiro, quer em termos de prestígio. Em todas as discussões deve imperar a serenidade, o respeito e a vontade de fazer prevalecer, acima de tudo, a verdade, mesmo que isto signifique desilusões pessoais. Mas sempre se deve estar disposto a dar o braço a torcer, face às evidências e as provas. Neste sentido é que, em tudo o que já lí, estudei,refletí e verifiquei, adotei o ateísmo como a posição que mais se amolda à verdade. Quanto à Teoria da Evolução, mesmo com suas dificuldades, se se examiná-la de forma despreconceituosa, ver-se-á que é muito mais plausível.
Muitos apelam para o caráter dito “lógico” ou “ilógico” das teorias sobre o surgimento da vida e do Universo. No entanto este aspecto não deve ser levado em consideração, pois, absolutamente, não é necessário que a realidade seja “lógica”, já que a lógica é apenas uma formulação abstrata da mente para melhor encadear o raciocínio, não sendo um requisito a ser preenchido pelo mundo e pela vida. O que se tem que verificar é se, de fato, tal descrição está de acordo ou não com a realidade, mesmo que não seja lógica. E isto se faz pelo exame das evidências e das provas, como no trabalho de um detetive, que pode e deve usar a lógica, mas tem que se render às evidências, mesmo que ilógicas.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=2252

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]