Incausalidade

by @ 22:14 on 15 fevereiro 2009. Filed under Metafísica

A incausalidade é um dos cernes da Física Quântica (ao lado do indeterminismo, da variação descontínua das grandezas e do comportamento dual de onda e partícula), que está sobejamente verificado em experimentos. Um átomo excitado pode retornar ao seu estado fundamental com a emissão de fóton. Mas nada há que determine se isto ocorrerá e ao fim de que tempo. A única informação que se tem é a da probalididade de emissão ao fim de dado tempo e o tempo médio de decaimento de uma coleção de átomos igualmente excitados (vida média) ou o tempo em que metade deles terá decaído (meia vida). O mesmo se dá com o decaimento radioativo. Propostas de preservação da causalidade, como a teoria das variáveis ocultas, não se mostraram compatíveis com todos os aspectos apresentados pelo comportamento quântico. Isto significa que, em sua essência profunda, o encadeamento de eventos na natureza se dá de modo inteiramente fortuíto. A aparência de causalidade se manifesta nos sistemas de muitas partículas, em que a lei dos grandes números da probabilidade faz com que se tenha uma probabilidade muito concentrada em certa consequência e quase nula em outras. É uma questão estatística.
Neste sentido é que considero que o Filósofo não pode se ater apenas ao conhecimento de ciências humanas, mas tem que ter um bom trânsito nas áreas exatas e biológicas também. Sendo a Filosofia a ciência das ciências, nada escapa a seu domínio, especialmente os tópicos mais filosóficos das ciências, como a Física Quântica, a Relatividade, a Cosmologia, a Teoria da Evolução, a Genética, a Neurociência, a Geometria, a Álgebra, a Análise Matemática, a Topologia, a Astrofísica, a Geologia, a Paleontologia, a Antropologia, a História, a Sociologia, a Psicologia, a Linguística, a Economia, enfim, a quase totalidade do conhecimento humano. De tudo o filósofo tem que ter uma boa noção, senão não filosofa.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=2916

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]