Conhecimentos psicológicos

by @ 22:19 on 15 fevereiro 2009. Filed under Consciência, Inteligência

O fato de não se ter um conhecimento amplo e profundo dos fenômenos psíquicos sob um prisma fisicalista, num nível comparável aos conhecimentos físicos, astronômicos, geológicos e outros, não é de se estranhar, uma vez que a complexidade de qualquer fenômeno biológico, especialmente os neurológicos, é muitas ordens de grandeza superior à dos não biológicos. Mesmo na Física, na Cosmologia e nas ciências naturais não biológicas, sem falar nas sociais, o conhecimento atual ainda é muito incipiente, visto o que ainda há por saber. Mas a humanidade é uma espécie que não tem nem 200 milhões de anos e a civilização nem 10 mil anos. Vamos aguardar algumas dezenas de milhares de anos, pelo menos, para se ter uma noção mais próxima da verdade sobre a realidade.
A matéria, no fundo, não é energia, pois esta não é uma entidade substancial e sim um atributo. A substância primeva do Universo, de que tudo é feito (matéria, radiação e seus conglomerados, inclusive nós) é o que se denomina “campo”. Campo não é feito de nada mais primitivo. Quarks, leptons, bosons, supercordas ou branas são quantizações de campo. Primordialmente, a altíssimas temperaturas, o campo era indiferenciado, com o resfriamento devida à expansão do espaço o campo diferenciou-se em seus aspectos gravitacional, eletromagnético, da matéria bariônica e leptônica e os campos virtuais elétrico, do vácuo etc.
Considero que inteligência e consciência não sejam mais primitivos que a matéria (ou o campo), mas, pelo contrário, o resultado de uma estrutura ultracomplexa, provida de uma dinâmica também complexissima, exibida por sistemas de campos, como um cérebro.
A informação, por outro lado, pertence a uma categoria distinta das realidades físicas, sendo do tipo da realidade dos conceitos, das idéias, dos signos, dos números, das figuras geométricas, das normas, dos valores, dos sentimentos, das pulsões, das volições. É metafísica, o que não significa que seja espiritual, pois espiritual, se existir, é uma realidade substancial, não física e estas outras não.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=2920

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]