Surgimento do nada

by @ 18:11 on 20 março 2009. Filed under Consciência, Cosmologia

As leis de conservação descrevem o comportamento da natureza existente. Elas não a precedem. Assim, não havendo Universo, não há leis naturais. Logo nada precisa ser conservado e não há impedimento para o surgimento de qualquer coisa sem que se origine de algo precedente. O surgimento de tudo a partir do nada só viola o senso comum, que não significa nada. A prescrição de que todo evento seja um efeito nem sequer é verificada para a imensa classe de eventos que são os decaimentos de sistemas excitados, quer atômica quer nuclearmente. Assim o surgimento do Universo pode perfeitamente ser um evento incausado e não originado de coisa alguma. Aliás, a concepção do surgimento do Universo por um ato criativo de Deus, apesar de ser um efeito, não obedece a nenhuma lei de conservação, pois Deus teria criado tudo a partir do nada. Porque isto não poderia ter se dado expontaneamente?
O conceito de “tempo imaginário” de Hawking é uma espécie de coelho que se tira da cartola. Não vejo muita consistência nele.
Não sei de onde vem a afirmação de que a escala de Planck seja um vasto reservatório de verdade, de valores éticos e estéticos e de precursores da experiência consciente, pronto a influenciar cada uma de nossas percepções e escolhas conscientes? Como verificar se realmente existem os registros akáshicos?
As propostas de Dembski em sua formulação do “Desenho Inteligente”, inclusive a “Lei de Conservação da Informação” de sua teoria da “Complexidade Especificada” não me parecem ter sido cabalmente comprovadas, assim como as propostas de Behe de “Complexidade Irredutível”. Me parecem muito menos plausíveis do que a Teoria da Evolução.

Esta questão do Universo Holográfico ou mesmo da Mente Holográfica, em que haveria um depósito de informação holograficamente armazenado através do Universo, passível de acesso a cada consciência individualizada por meio de algum modo de captação do holograma, também não me é suficientemente desenvolvido e comprovado para ser aceito. Parece com o mito da caverna de Platão: uma fantasia.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=2993

One Response to “Surgimento do nada”

  1. teri disse:

    gostaria de virar segudor de seu blog, mas simplesmente não consigo fazê-lo, ou por ignorância ou por dificuldae na construção do seu blog

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]