Matéria e Energia

by @ 18:24 on 20 março 2009. Filed under Cosmologia

Não é possível transformar matéria em energia, pois tratam-se de categorias diferentes. Enquanto matéria é um dos constituintes substanciais do Universo, ao lado dos campos e da radiação, energia é um atributo de tais entidades, como massa, carga, spin etc. É, inclusive, um atributo quantificável, ao qual se associa uma grandeza, também denominada energia que, contudo, trata-se de um valor relativo e de calibre, isto é, depende do referencial e da escolha do zero nele. O que se pode é transformar massa em energia. Mas a matéria, quando aniquilada, transforma-se em radiação, a qual, como também os campos, podem dar surgimento à matéria. Na verdade campo é o constituinte primordial, sendo a matéria e a radiação quantizações de campos. Todo o Universo pode ser entendido como preenchido por um único campo que, aqui e acolá, se quantiza em partículas materiais (quarks e leptons), em radiação (fótons, glúons, W e Z) ou permanece como campo virtual, potencialmente conversível em matéria e radiação (campo do vácuo). Todas essas entidades são puramente naturais, mesmo se se considerar que sejam compostas de p-branas. Informação não é uma entidade substancial constitutiva, mas também um atributo de entidades, no caso um atributo abstrato.
O clamor por uma explicação divina para a origem da vida e do universo não implica que haja tal coisa. Isto precisa ser verificado. Também desejo que haja um Deus para punir os maus e premiar os bons, mas não vejo que exista. Então sinto-me responsável por concitar a sociedade para isto.
Sinceramente, vejo que Laszlo, Sheldrake, Satinover, Alan Wolf, Penrose, Dembski, Behe e outros que tais, mesmo sendo cientistas, no que toca ao tema ora em tela, não fazem ciência, mas especulação filosófica de natureza inteiramente “doxa” ou, no máximo, “endoxa”. E minha proposta para a Filosofia, a Psicologia, a Sociologia, a Economia e outros conhecimentos especulativos, é justamente que se valham de critérios científicos para validar suas assertivas e abandonar suas “escolas de pensamento”.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=3001

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]