Utilidade da arte

by @ 1:55 on 27 maio 2009. Filed under Estética

Vejo agora uma característica que ainda não vira na arte: sua utilidade terapêutica, que, de fato, apresenta-se como eficaz, pelo menos como coadjuvante. Em um artigo do meu blog ( http://wolfedler.blogspot.com/2009/04/ciencia-filosofia-e-arte.html ), comentei sobre o valor da arte como uma inutilidade. Agora me retrato e admito que também, além de suas maravilhosas inutilidades, a arte possui significativas utilidades.
Posso afirmar que, sem sombra de dúvida, dedicar-se à arte, além de um poderoso estimulante do crescimento da auto-estima, é um eficiente e eficaz anti-depressivo e tranquilizante, sem efeitos colaterais deletérios, pelo contrário, altamente positivos, podendo até se tornar um complemento orçamentário ou mesmo um meio de vida.
É preciso que as escolas invistam na capacitação artística dos jovens e não apenas das crianças da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. Os adolescentes podem carrear para a arte, qualquer que seja, suas energias, muitas vezes escoadas em atividades de consequências funestas para a sociedade e ele próprio.
Nesse sentido, faço parte da direção da Sociedade dos Amigos da Orquestra de Câmar de Viçosa, que, em sua “Escola de Orquestra”, forma músicos profissionais em um trabalho com as populações da periferia, já tendo encaminhado muitos aos cursos superiores de música e à formação de conjuntos para atuar em casamentos e outros eventos. São quartetos de cordas com acompanhamento de piano, que tocam música clássica. Além disso temos a própria ORQUESTRA DE CÂMARA” que se apresenta várias vezes ao ano para o povo, com entrada franca, em recintos fechados ou ao ar livre.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=3182

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]