Autoridade não valida coisa alguma

by @ 0:27 on 16 outubro 2009. Filed under Epistemologia, Metafísica

Considero que a citação de ditos de outras pessoas não tem valor por terem sido ditas por quem as disse, mas apenas se, em si mesmas, forem válidas, verdadeiras e convincentes. O fato de alguém ter sido um expoente em algum aspecto não faz com que tudo o que diga seja igualmente valioso. O próprio Einstein, cuja obra estudei extensa e profundamente, pois minha especialização, em Física, é na Teoria da Relatividade e em Cosmologia, fez muitas afirmações erradas em Mecânica Quântica (teoria de que foi um dos fundadores, inclusive), como a famosa: “Deus não joga com dados” a respeito da interpretação probabilística da função de onda. Isto devido a suas arraigadas convicções deterministas. É preciso que estejamos dispostos a abandonar nossas mais profundas e caras convicções face a verdades evidentes e comprovadas. Nada é definitivo. Citações de versículos da Bíblia ou suratas do Corão não significam atestados de veracidade. Em cada caso há que se analisar o que é dito, o que significa no contexto em que foi escrito e se corresponde a coisas ou fatos realmente verdadeiros por critérios científicos e filosóficos de validação. Fé não garante validade a coisa alguma, como já explanei inúmeras vezes neste tópico.
Quantos aos argumentos tomistas, kantianos e outros sobre a existência de Deus, vou mostrar, um por um, porque são falaciosos.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=3361

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]