Holismo e Reducionismo

by @ 1:20 on 16 outubro 2009. Filed under Epistemologia

Em epistemologia temos duas concepções opostas das explicações. Pela primeira, denominada “Reducionismo”, as explicações podem ser dadas em vários níveis, cada um deles podendo ser reduzido ao que lhe seja imediatamente abaixo até o mais profundo, que seriam as explicações físicas. Assim a química nada mais é do que a física da camada de elétrons, a biologia é a química das células, a psicologia é a fisiologia do cérebro, a sociologia é a psicologia das coletividades, a política é a sociologia do poder e assim por diante. Por outro lado, uma outra concepção, denominada “Holismo”, considera que cada nível da realidade possui elementos que lhe são próprios e não podem ser reduzidos a uma explicação em termos dos níveis inferiores. Em suma, o todo não se reduz à soma de suas partes. De fato, não. Mas eu entendo que o holismo pode ser encarado de uma perspectiva reducionista desde que se considere que a contribuição das partes para o todo não seja dada pela simples “soma”. Para tal é preciso entender o que se entendo por linearidade e não linearidade. Essa questão de que o todo é a soma das partes é que leva algumas pessoas a rejeitar o reducionismo em favor de uma concepção holística da realidade. O reducionismo não envolve linearidade. Efeitos cumulativos e de retro-alimentação estão presentes. Tendo em conta essas não linearidades, o holismo mesmo reduz-se ao reducionismo (não linear). Mas é preciso entender que se trata de uma abordagem metodológica. A realidade é sempre o todo. Mas ele pode ser entendido e explicado como constituído (mas não sendo a soma) das partes.
Em termos matemáticos, se uma variável Z depender das variáveis X e Y, a linearidade significa:
Z = AX + BY, onde A e B não são funções de X e Y.
A não linearidade significa:
Z = A(X,Y)X + B(X,Y)Y + C(X,Y)X^2 + D(X,Y)Y^2 + E(X,Y)X*Y + O(3), onde A, B, C, D, E são funções de X e Y e O(3) são os termos de terceira ordem e superiores (que geralmente são cada vez menores).

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=3410

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]