Aquecimento Global

by @ 17:59 on 27 junho 2010. Filed under Geociências

Existem cientistas sérios que mostram que o aquecimento do planeta é um fenômeno natural e cíclico, atualmente exacerbado pela intervenção humana, mas que não é tão alarmante como se prega. Naturalmente que se deve fazer tudo para evitá-lo, mas, a se analisar os dados das séries temporais, pode-se concluir que estamos quase terminando uma era interglacial e que, dentro de uns dois mil anos, iniciaremos mais um período glacial. Não considero que os organismos políticos sejam confiáveis para emitir juizo sobre a situação do aquecimento e, sim, os científicos. De fato, muitas declarações já levantaram dúvidas sobre a autoridade do IPCC sobre a questão. Pode-se dizer que a defesa ou o ataque à concepção de aquecimento global interessa ao capitalismo internacional ou aos que se lhe opõe com a mesma veemência. O aquecimento global em sí não é uma questão política, mas científica. Político é o uso que se faz dele ou de sua negação no interesse de A ou B. É preciso serenidade para apurar os indícios de forma imparcial para, inclusive, nos precavermos, caso realmente seja verdade. Mas as medidas precisam ser tomadas, se for o caso, doa a quem doer. Todavia não se pode, também, usar o aquecimento como pretexto para sufocar o desenvolvimento dos emergentes. Sabedoria é o que se requer.
Existe uma terceira corrente, a dos que estudam seriamente a questão, sem serem automaticamente contra qualquer coisa nem tampouco estarem a serviço de quem quer que seja.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=3956

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]