Genoma Sintético

by @ 20:16 on 27 junho 2010. Filed under Evolução

Que a humanidade será capaz de projetar e construir novos seres biológicos isto é tranquilo, mais dia menos dia. Não pensemos nas próximas décadas mas nos próximos séculos ou milênios. Não há limite para a capacidade inventiva humana. Nada é impossível. Quanto às questões éticas, a despeito delas, tudo isso chegará. É preciso, pois, que se tomem cuidados e se estabeleçam controles. Muito provavelmente, como nossa inteligência nos tirou os mecanismos de seleção natural da evolução, ela será a força motriz da criação das novas espécies trans-humanas que nos sucederão e espero que não nos criem como gado de corte.
Quanto à conspiração republicana, isto é baboseira. Só se eles forem burros, pois esta descoberta ainda é muito incipiente para ser considerada uma arma estratégica de dominação política.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=3971

2 Responses to “Genoma Sintético”

  1. jonas disse:

    Caro Ernesto!
    Sintéticamente pode-ser que não haja limites para a capacidade inventiva humana(mas será capacidade inventiva ou cópia fiel dos “projetos” biológicos?),mas todas elas esbarram(estou a falar da área biológica)de que nem a conceituação do que é vida tem-se,quanto mais tornar vivo aquilo que é inanimado(precursores químicos).Quando não se permite conhecer a essência ou a diretriz básica de alguma coisa,será que estaremos crescendo no conhecimento científico,ou só estamos tal qual crianças a brincar com um “brinquedo” aquém da nossa capacidade cognitiva de interpretação,podendo nos levar a usa-lo inadvertidamente para nosso malefício?Abraços!

  2. Ernesto disse:

    O fato de ainda não se ter uma conceituação bem estabelecida de vida não impede de se trabalhar na obtenção de organismos vivos artificiais. Pode ser que nunca se chegue a uma resposta ou que sim. Só o futuro dirá. É claro que, inicialmente, organismos serão construídos a partir de modificações dos existentes. Pode ser que nunca se consiga obter artificialmente a vida a partir da matéria inanimada, como ocorreu na natureza. Mas, a priori, não há impossibilidade para tal. De certa forma a construção da ciência e da tecnologia é mesmo uma espécie de “jogo” de adultos. Sua principal motivação é a curiosidade. Não é vedado e nem não recomendado buscar a obtenção de novidades sem que se compreenda do que se trata. Isto pode ser obtido posteriormente, ou não. Sempre se fez muita coisa sem se saber a razão de seu funcionamento. Quanto à possibilidade do uso maléfico de qualquer invenção, isto acontece até com uma faca de cozinha.

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]