Craig e Dawkins

by @ 21:12 on 7 setembro 2010. Filed under Ateísmo, Religião

Não acho que o Craig apresente argumentos convincentes. Ele é muito articulado e tem ótima retórica, além de impecável “Mise en scene”. Mas a consistência de seus argumentos não resiste ao poder da verdade que os contra-argumentos bem colocados podem apresentar. Sou capaz de derrubar todas as suas propostas de comprovação “científica” da existência de Deus.
O problema com o Dawkins é que ele não se atém ao âmago da questão e acaba fazendo circunlóquios com apresentação de argumentos periféricos que não significam nada em termos doutrinários propriamente ditos. Ou seja: tudo de ruim que as religiões puderam ter feito ao longo do tempo, bem como o comportamento criminoso ou devasso de religiosos não pesam uma grama na contestação dos fatos essenciais da fé que elas pregam. O debate tem que ser em cima de argumentos filosóficos e doutrinários e não históricos ou morais.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4084

3 Responses to “Craig e Dawkins”

  1. Carlos Wilker disse:

    Ernesto,às vezes eu me pergunto: Se Craig se vale de sua retórica e seus argumentos não possuem sustentação científica, por que ninguém desmascara ele num debate? Grandes nomes já debateram com ele e se deram mal. Por que ninguém o encurrala em um debate? Será só pela retórica mesmo?
    Tenho muito respeito por você, inclusive comento que entre meus amigos de internet, você é o mais inteligente que conheço, o que tem mais conhecimento científico. Mas acho arriscada sua alegação de derrubar todas as propostas de Craig.
    Depois me mande a resposta, certo?

  2. Wladimir disse:

    Em várias situações fica bem claro nos debates de Craig que o seu adversário ateu

    têm um argumento melhor.Mas para enchergar isso facilmente é nescessário ter um

    vasto conhecimento nos assuntos abordados no dabate,estar livre das lavagens

    cerebrais religiosas e da fé em divindades.A maioria dos espectadores dos debates

    de Craig não está em condições de tirar conclusões imparciais e por isso temos

    tantos elogios ao desempenho desse apologista cristão espalhados na internet.

    A dificuldade não está em mostrar que os argumentos de Craig são falaciosos,mas
    convenser um mundo de religiosos disso.O trabalho de convenser os religiosos a mudar de idéia será sempre o mais difícil e o tempo desses debates é muito curto para os assuntos que são abordados.São nescessárias pesquisas de horas na internet(por exemplo) pra verificar em várias fontes esta questão metafísica da existência de deus.Um debate de 2 horas não é suficiente pra mudar a mente de um religioso.

    “Não é possível convencer um crente de coisa alguma que vá contra sua fé, pois suas

    idéias não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de

    acreditar.”

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]