Dia do Professor

by @ 21:30 on 16 outubro 2010. Filed under Educação, Pessoal

A ocupação de que mais me orgulho de ter é a de professor. Quanto a ser nela um vencedor, isto é relativo. Em termos de sucesso financeiro, sou um fiasco, pois não tenho nada, apenas dívidas. Tudo o que eu já tive, dei para os outros. Nem tenho dinheiro para passear em férias. Gastei mais de meio milhão de reais ao longo da vida para formar minha biblioteca, que doarei ao povo. Nela tenho uns 6 mil livros, 10 mil revistas, 3 mil discos, mil vídeos, partituras, gravuras, mapas e outras coisas. Se quisesse vendê-la, não obteria nem um décimo disto. Mas sou feliz por ter tido a oportunidade de, em 40 anos de magistério, ao longo de 20 mil horas de aula no Ensino Médio e no Superior, ter podido passar para meus 5 mil alunos. não só os conhecimentos de Física e Matemática que esmerei em tornar acessível a todos, mas, principalmente, as habilidades para usar esses conhecimentos para a vida, o hábito de contestar e de refletir sobre tudo o que aprendessem, a curiosidade e o deslumbramento pela maravilha que são o Universo e a vida e os valores éticos necessários para que suas vidas sejam significativas e alavancadoras da construção de um mundo melhor, mais próspero, justo, harmônico e fraterno para todos os seres.
A avaliação (clique para ver) que meus alunos fizeram de mim deixa-me realizado por ter escolhido esta profissão, sem desmerecer minhas atividades administrativas, culturais, artísticas, científicas, filosóficas e sociais.

Quero deixar aqui a todos meus colegas de magistério a mensagem de congratulação pela escolha da profissão e de encorajamento para que enfrentem com destemor, afinco e galhardia os embates e as vicissitudes que este trabalho sempre acarreta, considerando que, de fato, esta é a mais nobre das profissões, já que a maternidade e a paternidade não são profissões e que o sacerdócio é uma ocupação equivocada. Em louvor a ela, escreví, há tempos, um poema, que ora transcrevo:

Se, apesar dele mesmo,
consegue o homem
esta Terra ferida
como um lar habitar.
E o bem, a ciência,
a cultura e a arte,
com valor transmitir
a todas as gerações.
A só um creditar
tal proeza se pode:
É você professor,
este herói pelo qual,
a riqueza, o progresso
persistem no mundo,
e a bondade e a beleza
florescem nas almas.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4126

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]