Ensino conceitual e experimental de ciências

by @ 11:30 on 19 novembro 2010. Filed under Ciências, Educação

Sempre me batí, nesses 42 anos de magistério que tenho, pela primazia do aspecto conceitual e experimental da Física, Química, Biologia e Geociências em relação às aplicações matemáticas, sem deixar de considerá-las, contudo. Na EPCAR (veja site) onde lecionei de 1968 a 1975, tinhamos duas horas de laboratório por semana, com equipos suficientes para grupos de dois alunos, em 15 bancadas, realizarem o mesmo experimento. Usávamos o PSSC completo, com livro, filmes e laboratório. Na Química era o CBAC, na Biologia o BSCS. Um ensino de primeira. Mas agora não é mais, por causa da pressão dos Vestibulares. No colégio em que sou Vice-Diretor não tem laboratório, por questão de economia. Como não sou sócio nem lido com nada financeiro, não posso decidir, mas vivo insistindo, em vão. Saber ciência é fundamental para se poder inserir no mundo conscientemente. Deploro intelectuais puramente humanistas, que não sabem ciências nem matemática. Como também deploro técnicos que não sabem história, geografia, filosofia, sociologia e seu próprio idioma, além de não saberem inglês. Como podem ser profissionais de nível superior?

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4152

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]