Argumento Kalam

by @ 14:35 on 25 novembro 2010. Filed under Cosmologia

O que o Argumento Kalam diz é que se o começo do Universo se situasse num momento infinitamente afastado para o passado, o presente não poderia existir, pois não se teria decorrido tempo suficiente para se chegar a ele, já que esse tempo seria infinito e infinito não é um valor acessivel. Como o presente existe, pois estamos nós aqui e agora falando disso, por redução ao absurdo não é possível que o Universo tenha se iniciado em um momento eternamente afastado para o passado.
Só isso! E está absolutamente correto!

Contudo, isto não exclui a possibilidade do Universo ser eterno para o passado, desde que se entenda isto não como tendo um início infinitamente afastado, mas, simplesmente, como não tendo tido início nenhum!

Neste caso, uma origem natural dos tempos deixa de existir. Não há nenhum momento a partir do qual tenha que se começar a contar o tempo para se chegar até hoje. O tempo nunca teria começado. Ele seria, simplesmente, uma sucessão de momentos que pode ser considerada progressiva ou regressiva. Isto é, a origem pode ser colocada, arbitrariamente, em qualquer momento, inclusive agora e, a partir dela, computar-se intervalos para frente e para trás, ilimitadamente.

Em outras palavras, o argumento Kalam está correto, mas não se aplica à consideração de uma sucessão de tempos indefinida nos dois sentidos, na qual não se identifica nenhuma origem. Geometricamente o argumento Kalam só se aplica se o eixo dos tempos for uma semi-reta, com seu ponto inicial infinitamente afastado. Mas não se aplica se o eixo dos tempos for uma reta.

Que o Universo teve um começo, teve, mas não por motivo do argumento Kalam.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4191

One Response to “Argumento Kalam”

  1. Thiago @Th_NF disse:

    O Argumento Kalam não estaria equivocado em basear dois eventos para se fundamentar? Digo, o primeiro seria o surgimento do Universo e o Segundo seria o começo do tempo?

    Já que tempo estaria relacionado diretamente ao Big Bang

    Não diria “Surgimento do Universo” mas apostaria, como o Sr mesmo disse na “possibilidade do Universo ser eterno para o passado”

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]