Contingência e necessidade

by @ 14:42 on 25 novembro 2010. Filed under Metafísica

Ente é algo que pode existir fora das mentes e ser é o ente que existe. Um ser pode ser contingente, se poderia não existir ou necessário, se tem que existir. Idéia é algo concebido por uma mente para representar um ente, uma ação, um valor, uma norma, uma qualidade, um modo ou uma abstração qualquer. Conceito é uma idéia representada linguisticamente por uma palavra. Entidade é um ente puramente conceitual, isto é, que não correspondente a nenhum ser. Os números e as figuras geométricas são entidades, pois, apesar de serem abstrações, que não existiriam se não houvesse mente nenhuma, podem ter uma objetividade fora das mentes por um consenso entre mentes, que lhes confere um significado intersubjetivo. Número é a idéia que representa a propriedade comum de todos os conjuntos que possam ser colocados em correspondência bijetora entre si. Um número não é algo necessário. Se não houvesse seres inteligentes, humanos ou outros quaisquer, a idéia de número não teria surgido. Não existem noções abstratas “a priori”. Todas são construídas por processos mentais calcados em imagens provenientes das sensações. Em verdade, não existe coisa alguma que seja necessária, isto é, que não poderia não existir. Tudo poderia não existir.
Se houvesse algum ser necessário, por definição ele não poderia depender de nada para existir, portanto, ou sempre teria existido, ou, se surgiu, este surgimento não teria sido causado por nenhum evento precedente. Tal seria o caso de Deus. O argumento ontológico, de Anselmo de Cantuária, pretende provar a existência de Deus por isto. Mostrarei que é falacioso.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4201

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]