Segunda Lei da Termodinâmica

by @ 21:49 on 14 dezembro 2010. Filed under Física

Eu não considerei hipóteses como sendo fatos. O que eu disse é que a Segunda Lei da Termodinâmica afirma que “A entropia de um sistema isolado NÃO PODE DIMINUIR”. Ponto final. É isto! Quando (se) o sistema sofrer apenas transformações reversíveis, ela permanecerá constante (raciocínio hipotético válido). No Universo ocorrem transformações irreversíveis (fato constatado). Logo a entropia do Universo está aumentando (conclusão lógica)! Foi o que eu disse e não entendo como você está me contestando, pois é isto o que você também diz.

O que eu discordo no argumento apresentado é que este fato implica em que o Universo não possa ter sempre existido. Não implica não! De jeito nenhum! As funções matemáticas que mostrei são definidas sobre todo o eixo real, de menos infinito a mais infinito e seus limites nos dois extremos não é infinito. Há outras, alíás, todas as funções de probabilidade acumulada têm esse comportamento, pois são integrais das densidades de probabilidade, cujo valor, ao longo do eixo real, tem que ser um. Chi quadrado, Tukey, Student, Schefé, Distribuição F, Poisson, Normal, qualquer que você inventar, se for probabilidade, sua integral terá esse comportamento. Qualquer função positivamente definida e que seja assintoticamente tendente a zero nos dois infinitos pode ser uma função de densidade de probabilidade, desde que convenientemente normalizada. Portanto existem infinitos exemplos de funções de probabilidade acumulada que preenchem os critérios de serem monótonas crescentes e não tenderem ao infinito no infinito.

Note que não estou dizendo, e jamais disse, que o Universo sempre existiu. O que estou dizendo é que a Segunda Lei da Termodinâmica não garante isto.

O Enunciado da Segunda Lei da Termodinâmica do professor Bertulani está ERRADO. Veja estes:

Fermi, Enrico. “Thermodynamics”. New York, Dover, 1956. Pg. 55.
Zemansky, M.W. “Heat and Thermodynamics”. Tokio, Mc-Graw Hill Kogakusha, 1968. Pg. 234.
Tolman, R.P. “Principles of Statistica Mechanics”. New York, Dover, 1979. Pg. 558.

http://en.wikipedia.org/wiki/Second_law_of_thermodynamics#Mathematical_statement .

Não há dúvida de que, no Universo, existem processos irreversíveis, e são a maioria. A lei, contudo, não diz que a entropia sempre tem que aumentar, mas sim, que não pode diminuir.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4216

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]