Alguns esclarecimentos.

by @ 18:21 on 26 abril 2011. Filed under Física, Psicologia

Táquions são partículas hipotéticas advindas de soluções imaginárias das relações de massa e energia da Teoria da Relatividade. Do mesmo modo que os Buracos Brancos, Universos Paralelos e outras conjecturas teóricas, não há garantia nenhuma de que existam e, enquanto não forem detectados, não se pode considerá-los como existentes. Isto é diferente da anti-matéria e dos quarks, por exemplo, que, mesmo tendo sido previstos teoricamente a princípio, sua existência foi confirmada experimentalmente. É preciso lembrar que o supremo juiz da veracidade científica de qualquer teoria é a observação experimental.
A paternidade da teoria das cordas pode ser atribuida a Yoichiro Nambu, Holger Bech Nielsen e Leonard Susskind, mas ela tem sido desenvolvida por uma grande coletividade de cientistas, dentre eles Michio Kaku. Sua fama deve-se apenas a que ele se tornou um astro nos documentários da BBC e do Discovery Channel. Tais documentários, muitas vezes, induzem os espectadores a supor que se tratam de verdades já estabelecidas, quando são meramente hipóteses. Isto não é bom. O mesmo acontece com os documentários sobre UFO’s do History Channel.
Quando ao dualismo da mente, o atual estágio das pesquisas neurológicas e filosóficas sobre o tema não mais o admite, mas considera a mente como uma ocorrência emergente da anatomia e fisiologia do sistema nervoso, especialmente do cérebro, sem, contudo, reduzi-la ontologicamente ao aspecto puramente fisicalista, mesmo que se considere um reducionismo de causalidade. Mas isto não implica que se deva considerar a possibilidade de uma entidade substancial acolhedora da mente. A mente se enquadra na categoria das “ocorrências” do mesmo modo que a vida. A mente não é uma “coisa”.
Sugiro a leitura dos trabalhos de John Searle, Daniel Dennett, David Chalmers, Steven Rose e Thomas Nagel.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4266

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]