Universo sem espaço

by @ 12:39 on 29 junho 2011. Filed under Cosmologia

Quanto à possibilidade de existir algum outro universo sem espaço há que se considerar duas questões. A primeira é sobre o que seria “outro universo”. Se se conceitua universo como o conjunto de tudo o que existe, por definição ele é único e neste em que estamos (o único), há espaço. Por outro lado poderiamos conceituar outro universo como o conjunto de algo que existisse mas não seria conexo com o que existe em torno de nós. Isto é, tudo que existisse lá não teria a menor possibilidade de interagir com o que existe cá. Seriam regiões inteiramente disjuntas do conjunto de tudo. Então esse conjunto de tudo seria chamado de “Metaverso”, enquanto cada parte totalmente conexa dele seria um universo particular. Assim sendo poderiam haver “outros universos”.
A segunda questão é se algum desses universos poderia existir sem possuir espaço. Ora, se algo é um universo, então há que ter algum conteúdo, caso contrário não seria nada. Pelo que se sabe, uma característica essencial de qualquer conteúdo é possuir extensão, isto é, ocupar espaço. Então a ausência de espaço implicaria na ausência de conteúdo e, portanto, na inexistência do dito universo. Isso não se aplica aos atributos, como energia ou carga, pois eles não existe senão como propriedades de algum conteúdo. Mas e se houvesse algum tipo de entidade não física, como espíritos, que não possuísse extensão, apesar de ser substancialmente existente, ou seja, não se tratar de mera abstração. A substância constitutiva de um espírito não seria campo nem matéria nem radiação e não possuiria volume, nem massa, nem carga, nem spin, nem nenhum atributo físico. Então um universo constituído de tais entidades poderia existir sem ter volume. Só que, para mim, tal tipo de coisa não existe e nem é possível que exista. Logo, se um universo existe, ele tem espaço.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4308

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]