10 MITOS SOBRE OS ATEUS

by @ 23:17 on 20 agosto 2011. Filed under Ateísmo

(Texto de Carlos Wilker)

1. OS ATEUS SÓ ACREDITAM NAQUILO QUE VEEM E TOCAM.
A maioria dos ateus não acreditam em deus por um ou todos esses motivos a seguir:
a) consideram os argumentos pra existência de deus pouco convincentes
b) alegam que na ausência de evidências que deus existe, o natural é pensar, agir ou viver como se ele não existisse
c) alegam que há razões que apontam pra inexistência de um deus.
d) consideram a ideia de deus contraditória, desprovida de lógica.
Nenhum ateu que tenha conhecimentos básicos sobre o assunto, alegará que não acredita em deus por que não ver nem toca.
Alguns comparam deus ao amor e ao ódio, já que estes não podem ser vistos nem tocados, mas isso é sem sentido. Deus existindo, é um ser pessoal, independente, criador de tudo que existe. O amor e ódio são definições de coisas que sentimos e fazemos, são coisas abstratas, que dependem de seres humanos pra existir. Por exemplo: se amanhã não houver mais nenhum ser humano no universo, ainda ódio? Claro que não!

2. OS ATEUS ALEGAM QUE OS SERES HUMANOS SÃO RESULTADO DE UM PROCESSO DE EVOLUÇÃO E QUE O UNIVERSO VEIO DE UMA EXPLOSÃO DENOMINADA BIG BANG.
Quem diz que os seres humanos chegaram até aqui através da evolução, é a biologia, não é o ateus. Quem diz que o universo veio do Big Bang, é a física, a astronomia, a cosmologia, não o ateus. Cabe ao ateus concordar ou não com isso.

3. OS ATEUS NÃO ACREDITAM EM NADA.
O ateísmo é apenas a ausência de crença em divindades, apenas isso, nada mais que isso. Um ateu pode acreditar em vida extraterrestre, acreditar que o mundo vai melhorar daqui há mil anos, etc. Ele só deixará de ser considerado ateu quando passar a acreditar na existência de divindades, de deuses.

4. O ATEÍSMO NÃO EXPLICA A ORIGEM DA VIDA, A ORIGEM DE TUDO QUE EXISTE, A COMPLEXIDADE DA NATUREZA, DO UNIVERSO, DO CORPO HUMANO E MUITAS OUTRAS COISAS.
Realmente não explica. O ateísmo não se propõe a explicar ABSOLUTAMENTE NADA. Isso é papel das ciências. Ateísmo é apenas ausência de crença em divindades. Quem estuda questões relacionadas a vida e ao universo, são áreas como a biologia e a física.

5. OS ATEUS DIZEM QUE NÃO ACREDITAM EM DEUS, MAS ESTÃO SEMPRE FALANDO SOBRE DEUS. SE NÃO ACREDITAM, POR QUE SE PREOCUPAM TANTO? POR QUE ESTUDAR ALGO QUE NÃO ACREDITAM EXISTIR?
A principal característica de um ateu é o fato dele não acreditar em deus, portanto, é normal que ele fale muito a palavra “deus”. E o fato de estudar algo, não significa que você tenha que concordar ou acreditar naquilo que você estuda. Exemplo: existem pessoas que gostam de estudar sobre as guerras, mas isso não quer dizer que elas acreditem que guerras sejam uma solução ou que gostem de suas consequências.
Muitos são fascinados e gostam de estudar a mitologia grega, mas isso não quer dizer que eles acreditem nos deuses gregos.
Eu considero a religião algo que influencia poderosamente as pessoas desde tempos antigos. Pra opinar sobre algo, nada melhor que começar conhecendo, não acha?

6. OS ATEUS QUEREM QUE TODO MUNDO PENSEM IGUAL A ELES.
Infelizmente, existem fanáticos em toda parte. Mas um ateu de bom senso sabe que sempre vai existir incontáveis formas de opiniões e crenças. E que uma unanimidade em relação a isso, é algo fantasioso. Quem vive pregando na TV, nos rádios e de porta em porta não são os ateus.

7. MUITOS COMETERAM E COMENTEM CRIMES POR QUE SÃO ATEUS.
Muitos ateus cometeram e comentem crimes por que são pessoas más e não por que são ateías. O ateísmo não é moral nem imoral, é amoral. Alguém que faz uma boa ou má ação e diz que fiz isso por que é ateu, estar blefando. Ambos não fazem sentido. Repito: ateísmo é apenas ausência de crença.

8. O DEUS DO ATEU É ELE MESMO. ELE É SEU PRÓPRIO DEUS.
Se com deus você quer dizer “seu guia”, verdade. Quem me guia sou eu mesmo, sou responsável por minhas ações e palavras. Isso vale pra qualquer ser humano. E se você quer dizer que o ateu acredita nele mesmo, também é verdade. Ninguém melhor pra acreditar que você mesmo, naquilo que você sente, pensa e é.

9. É IMPOSSÍVEL VIVER SEM CRER EM ALGO, TODO MUNDO CRER EM ALGUMA COISA. PORÉM, PRA OS ATEUS ISSO PARECE SER DIFERENTE.
Claro, todo temos crenças, mas nem toda crença é religiosa. Cada um tem suas opiniões, seu ponto de vista. O problema é quando se fala em crença, se pensa logo em religião, em divindades. Milhões viveram e vivem muito bem sem crenças religiosas.

10. OS ATEUS CREEM NA CIÊNCIA.
Os ateus consideram a ciência o melhor caminho pra se explicar o que nos rodeia. Consideram a ciência a melhor arma pra se buscar respostas e explicações a cerca do ser humano, da natureza, do universo, etc. Mas isso não tem nada a ver com crer na ciência como se ela fosse um deus.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4332

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]