Materialismo

by @ 23:14 on 11 setembro 2011. Filed under Metafísica

Leonardo Chacal: Meu caro amigo Ernesto, quando eu digo que algo é material, como o “espírito”, eu digo que a consciência é o produto das relações sociais. Ou seja, a sociabilidade humana também é matéria.
Ernesto: Não. não é. Este é um emprego incorreto da palavra matéria. A sociedade não é material. A consciência e a mente não são materiais. Mas isto não significa que sejam espirituais. O erro conceitual é dizer que tudo que não seja sobrenatural seja material. A mente é a consciência são ocorrências naturais que se dão no substrato material do cérebro. Mas não são matéria. Se o fossem seria possível, por exemplo, extrair alguma memória com uma seringa de um cérebro e transferí-la para outro. Mente não é material nem espiritual. É natural, de uma categoria física de entidades que são as ocorrências, isto é, produtos da estrutura e da dinâmica (do funcionamento) do substrato material. Mas é muito mais do que apenas a matéria. A sociedade, então, mais ainda, não é algo material, de forma nenhuma. Ela é uma superestrutura, isto é, uma estrutura de estruturas, uma dinâmica de dinâmicas. É uma complexidade que se assenta, fundamentalmente, na matgéria dos corpos das pessoas. Mas é muito, muito além disso. Acima da sociedade, em nível de complexidade, temos o seu ordenamento jurídico e político, que está para a sociedade como a ética está para as pessoas. São categorias de realidades não físicas nem espirituais, pois espírito é algo que não existe. Mas não é só matéria que existe, mesmo no nível das realidades físicas. Estes conceitos são herança do marxismo, já ultrapassadas pelos conhecimentos científicos não disponíveis na época de Marx.
Quanto á consciência, ela não é produto das relações sociais e sim da interação da pessoa com o ambiente, que pode não ser social. Uma pessoa que tenha sido criada inteiramente sozinha, sem nenhuma interação social, desenvolverá uma consciência. Talvez, mesmo que ela seja privada de órgãos de sentidos que a conectem com o mundo fora dela, ela poderia desenvolver uma consciência toda construída apenas pelas interações internas de sua própria mente.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4342

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]