O Palácio da Razão

by @ 23:49 on 8 outubro 2011. Filed under História, Literatura, Música

Terminei de ler o livro “Uma Noite no Palácio da Razão”, de James R. Gaines. Foi o livro que levei mais tempo para ler, não porque não seja interessantíssimo, nem porque tenha muitas páginas (tem 335), mas porque sempre surgia outro que eu precisava ver primeiro. Normalmente eu leio uns quatro ou cinco livros em paralelo, dando, em média, um por semana (mais precisamente umas 50 páginas por dia). Comecei em maio de 2008, logo, levei 41 meses para ler. Quando comecei ,comentei com a professora Maria Eugênia (Marô), do meu colégio, o Anglo-Viçosa, que leciona Literatura mas que também é tradutora trilíngue (português-francês-alemão), que os alunos deveriam aprender literatura internacional também, além de uma boa cultura em música clássica. O livro gira em torno da obra “Oferenda Musical” que Bach (Johann Sebastian, o pai) compôs em resposta a um desafio de Frederico II da Prússia (que também era compositor e flautista) lhe fizera de compor, de improviso, um cânon a seis vozes a partir de um tema que ele lhe proporia na hora, no palácio Sanssouci, em Potsdam. Isso foi em 1757 e, dizem, que foi seu filho Carl Phillipe Emmanuel, que preparara o tema para o rei, de dificuldade considerável. Bach foi humilhado, pois só consegui fazer o cânon a quatro vozes. Voltou para casa, e, em um mês, compôs a “Oferenda Musical”, uma das mais belas peças musicais de todos os tempos. No You Tube tem a peça integral em 11 vídeos, a começar por este:

Os demais aparecem ao fim de cada um.
O mais interessante no livro é que ele faz um retrato preciosíssimo do modo de vida da época, das intrigas palacianas na corte prussiana e das disputas entre os músicos, comentando a revolução filosófica que o iluminismo estava trazendo para a Europa e as rivalidades culturais entre a França e os estados alemãos da época. Bach era saxão. Comenta também a mudança de visão que o protestantismo fez na música sacra européia. Muito interessante e bem fundamentado, com extensa lista de referências. Mas é um romance de ficção, apesar do tema histórico.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4365

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]