Competição versus Colaboração

by @ 11:03 on 24 setembro 2012. Filed under Anarquismo, Sociedade

Para mim, um dos mais graves defeitos da civilização ocidental é o seu espírito competitivo. As pessoas são criadas com a noção de que precisam vencer para ter sucesso. E esse vencer não é apenas superar suas deficiências. É derrotar os outros mesmo. A vida cotidiana é cheia de ocasiões em que existem disputas e alguém vence enquanto outro perde. Os esportes são assim. Tal noção é extremamente maléfica para o bem comum.

O ideal é que todos se empenhem para ajudar uns aos outros a vencerem suas próprias limitações, de modo que todos tenham sucesso e o sucesso de um nunca dependa do insucesso de outro. Que os esportes não sejam competitivos, sem vencedor e nem perdedor, mas apenas atividades físicas e lúdicas, que desenvolvam o corpo e a mente de modo prazeroso sem que ninguém tenha que derrotar ninguém. Que os negócios sejam feitos de forma colaborativas, todos os colegas de atividades se auxiliando mutuamente para que todos obtenham mais resultados. Que ninguém deseje que outra pessoa leve desvantagem em nada, pelo contrário, que todos se unam para que todos consigam o que desejam.

Essa é uma concepção que tem que estar arraigada na cosmovisão de cada um. É uma perspectiva totalmente oposta à que vigora em nosso mundo ocidental. Mas é assim que se conseguirá construir uma sociedade justa, harmônica, fraterna, próspera e feliz para todos e não só para alguns. Essa mentalidade é uma condição para que se atinja uma sociedade ácrata, em que não haja mandantes e nem servidores, patrões e nem empregados, em que ninguém seja dono de nada e tudo seja de todos. Essa sociedade sem nações e sem fronteiras, sem governo e sem dinheiro só será alcançada por meio da colaboração sem competição, da extinção do egoísmo, da ganância e, principalmente, da preguiça. Todos têm que trabalhar de graça, com afinco, uns pelos outros. Assim todos serão beneficiados, não haverá pobres e nem ricos, todos poderão trabalhar muito menos e fruir muito mais lazer.

Que se considere essa possibilidade e se empenhe nisso, cada um fazendo a sua parte e não esperando que o outro comece para começar também.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4514

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]