COMPONENTES DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

by @ 10:31 on 26 outubro 2012. Filed under Educação

Aula de Ciências

Eis o sumário do que acho que deva ser a atividade educacional de uma escola. Idealmente isso tem que ser feito em dedicação integral. A lista está em ordem do que penso serem as prioridades. No meu entendimento a escola não pode abdicar de intervir em aspectos que alguns consideram atribuição da família. E não pode deixar de levantar questões controversas. É importante saber que educar não é ensinar e sim provocar a aprendizagem. Para isso é que a Pedagogia e a Didática existem. Ideal-mente não se deveria haver aulas. Mas, por ora, isso não é viável. As componentes abaixo listadas precisam se integrar à programação das disciplinas como uma obrigatoriedade inescapável, sendo, inclusive, incorporadas às avaliações. Por exemplo, em Física tem que se saber escrever um texto sobre um tema, corretamente e bem argumentado.

1. Formação da Personalidade e do Caráter. (todas as disciplinas)
1.1. Conhecimento, estabelecimento, crítica e contestação de valores.
1.2. Cultivo das virtudes e fortalecimento da vontade.
1.3. Desenvolvimento e controle da emoção.
1.4. Estabelecimento de relações interpessoais e sociais.
1.5. Fomento da solidariedade, colaboração, tolerância e altruísmo.
1.6. Cultivo da consciência política e ecológica.
2. Manutenção da Saúde e da Aptidão Física. (disciplina específica)
2.1. Estabelecimento de hábitos nutricionais corretos.
2.2. Conhecimento e cultivo de práticas higiênicas.
2.3. Prática de exercícios físicos.
2.4. Treinamento esportivo e participação em torneios.
3. Aprimoramento da Percepção, da Inteligência, da Crítica e da Criatividade. (todas as disciplinas)
3.1. Treinamento da sensibilidade.
3.2. Desenvolvimento do raciocínio.
3.3. Cultivo da intuição.
3.4. Estabelecimento do espírito inquiridor e crítico.
3.5. Desenvolvimento da criatividade e da inventividade.
4. Aquisição de Saberes. (todas as disciplinas)
4.1. Conhecimentos.
4.1.1. Busca de informações vulgares, científicas e filosóficas.
4.1.2. Entendimento dos conceitos, definições, razões, origens e propósitos.
4.1.3. Compreensão das relações das partes entre si e com o todo.
4.1.4. Verificação e comprovação das assertivas.
4.1.5. Discussão, aceitação ou rejeição dos conhecimentos e padrões.
4.2. Habilidades.
4.2.1. Domínio da comunicação e da expressão, oral, escrita e outras.
4.2.2. Aplicações dos conhecimentos.
4.2.3. Solução de problemas reais.
4.2.4. Execução de trabalhos práticos.
5. Desenvolvimento Artístico. (disciplinas específicas)
5.1. Cultivo da apreciação artística (plástica, musical, literária, teatral)
5.2. Conhecimento das técnicas dos ofícios e das belas-artes.
5.3. Treinamento das habilidades artesanais e artísticas.
6. Estabelecimento de Competências pelo desenvolvimento disso tudo.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4538

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]