Conceitos de “Fim do Mundo”

by @ 20:31 on 18 dezembro 2012. Filed under Cosmologia, Esoterismo, Religião

Com essa história do “Fim do Mundo” pretensamente anunciado pelo Calendário Maia para o dia 21 de dezembro, fico vendo gente que se encastela em “Bunkers” protegidos e supridos para sobreviver mais de dois anos e penso que, se for o “Fim do Mundo”, não adiantará nada. Para mim o “Fim do Mundo” seria a aniquilação do planeta, transformado em pedregulhos pela colisão com algum outro ou completamente vaporizado pela explosão do Sol. Não sobraria estrutura nenhuma, ser nenhum, “neris de pitibiribas”. O que percebo é que o que as pessoas chamam de “Fim do Mundo” tem muitos significados. Pode ser apenas o fim da civilização, com o retorno à barbárie e a morte de muita gente, mas não todo mundo. Pode ser a extinção da espécie humana, ficando outros seres vivos por aí. Pode ser o fim de todo tipo de vida no planeta, mas ficando o planeta. Pode ser a aniquilação do planeta (este o meu entendimento), ou pode ser o desaparecimento total de todo o Universo. A que o fatídico Calendário Maia se refere? A que o Apocalipse se refere? Se no Fim do Mundo haverá a ressurreição dos corpos, onde eles viveriam não havendo mundo? Porque, se são corpos, precisam estar apoiados em um chão, precisam de atmosfera para fazer pressão e fornecer oxigênio, precisam de alimento. Como seria? E se alguém disser como seria, de onde tirou essa informação?
Pelo que sei a espécie humana deve se extinguir, mas isso pode demorar ainda centenas de milhares ou alguns milhões de anos. A vida também vai acabar na Terra, quando o Sol ficar muito quente. Mas isso demora uns três bilhões de anos. E o Sol vai engolir a Terra e vaporizá-la, dentro de uns quatro ou cinco bilhões de anos. Quanto ao Universo, pode perdurar ainda por centenas de bilhões ou trilhões da anos. Depende do que vai acontecer: o Big Crunsh ou o Big Rip. Mas essas previsões mitológicas carecem de qualquer fundamento.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4556

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]