Simplesmente Einstein

by @ 19:07 on 1 janeiro 2013. Filed under Cosmologia, Física, Relatividade

Acabei de ler esse livro, de Richard Wolfson (Globo), e achei excelente. O autor aborda a relatividade, tanto a especial quanto a geral, de uma forma intuitiva e bem acessível a quem não tem formação científica. Possibilitou, inclusive, que eu mesmo aclarasse alguns aspectos conceituais da teoria.

Apenas reparo que ele confunde os conceitos de matéria com  massa e radiação com energia em alguns lugares, como ao falar sobre a equação E=mc², em que fala de conversão de matéria em energia e não de massa em energia.  Numa aniquilação de par partícula e antipartícula a matéria não é transformada em energia e sim em radiação. A massa é que é transformada em energia. Isso precisa ficar bem claro, porque matéria e radiação são entidades constitutivas do Universo, enquanto massa e energia não são, mas apenas atributos dessas entidades. São categorias diferentes. É possível converter matéria em radiação e vice-versa (se se incluir a anti-matéria), bem como massa em energia e vice versa. Mas nunca matéria em energia nem massa em radiação ou vice-versa.

Para quem quiser um aprofundamento matemático um pouquinho maior, recomendo a excelente obra do grande filósofo Bertrand Russell: ABC da Relatividade (Zahar). Para um aprofundamento maior, o livro “Introdução à Relatividade Especial” de Robert Resnick (Polígono). Em nível mais avançado “Gravitation and Spacetime” de Ohanian ou “Spacetime Physics”, de Taylor e Wheeler e, bem avançado, “Gratitation” de Misner, Thorne e Wheeler.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=4561

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]