Sistemas de Computação Algébrica

by @ 15:41 on 30 março 2007. Filed under Informática

Os “CAS” (Computer Algebra Systems) Apareceram nos anos 70 com o programa “Reduce” para operarar matematicamente de modo simbólico (algébrico) e não numérico. Desde então, e principalmente com o surgimento do MacIntosh e do PC, os sistemas vè se aperfeiçoando. Atualmente são disponibilizados os sistemas Derive, DoCon, Fermat, Magma, Maple, MathCad, Mathematica, MuMATH, MuPAD, Reduce, Axiom, dcas, Eigenmath, GiNaC, JScience, Mathomatic, Maxima, SAGE, Yacas e Xcas, que eu conheça.
Tenho bastante familiaridade com o Derive, com que trabalho há mais de 20 anos (desde o tempo do DOS) e já trabalhei também com o Maple e o Mathemática. Agora achei o Xcas e o José Lauro me apresentou o Maxima, que estou gostando muito.
Tenho uma apostila sobre o Derive (para DOS) que lecionei na UFV para alunos de Física, Matemática e Engenharias (tenho tembém uma sobre a calculadora HP42S). Estas apostilas foram digitadas no editor ChiWriter, para DOS, que não existe mais.
Os programas de CAS normalmente são feitos em linguagem “Lisp”.
Algumas calculadoras eletrônicas manuais, como as HP 28, 48, 49 e 50 e as TI 89 e 92 também perfazem cálculos algébricos.
Vejam as referências:
ht tp://en.wikipedia.org/wiki/Category:Computer_algebra_systems
ht tp://en.wikipedia.org/wiki/Computer_algebra_system
ht tp://en.wikipedia.org/wiki/List_of_computer_algebra_systems
ht tp://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_computer_algebra_systems
Veja os links citados nestas referências.

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=907

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]