Vale a Pena ser Anglo

by @ 20:28 on 12 dezembro 2005.

Atendendo a várias solicitações, publico aqui a matéria originalmente veiculada na revista “EXCLUSIVA” em sua edição nº 7, de dezembro de 2000.

Em agosto de 1997, seis meses depois de ter-me aposentado da UFV, após vinte e dois anos de docência, mais oito em que havia lecionado, anteriormente, na UFJF e na EPCAR, fui procurado pelo Adil, diretor do Colégio, para dar aulas de Matemática no ANGLO. Aceitei, receoso em retornar ao ensino secundário depois de tanto tempo. Mas meu filho era aluno ANGLO e eu sabia onde estava colocando meus pés. Pouco depois, tendo vindo a substituir o saudoso professor Luigi Tonegguzzo em suas aulas de Física, pude ampliar meu contato com os alunos do Ensino Médio e, também, com as turmas do Fundamental, para as quais passei a dar aulas de Informática. Desde 1999, assumi responsabilidades na parte administrativa, como Vice-Diretor do Colégio. Tive a grata satisfação de vir a fazer parte de uma grande família, em que os funcionários e os colegas professores são amigos sinceros e o relacionamento professor-aluno, sem faltar ao respeito, se caracteriza por uma grande afeição recíproca. Imbuídos do ideal maior de fazer do Colégio um verdadeiro educandário, na plena acepção da palavra, todos trabalham com denodado afinco, para obter o máximo em proveito da formação da juventude que passa pelas salas de aula. Isto se aplica não só no aspecto da instrução, em que modernos recursos pedagógicos, como as apostilas-caderno, os testes semanais e os cadernos de tarefas, são colocados na prática do dia a dia, mas também na formação plena da pessoa e do cidadão, pelas atividades extra-curriculares e pela abordagem dos temas transversais, que perpassam todas as matérias.
No ANGLO, as potencialidades do aluno são despertadas e desabrocham em plenitude, cada um dando de si o máximo tanto para seu auto-aperfeiçoamento como para o proveito de todos e, mesmo, da coletividade externa, beneficiada por várias atividades, como os “Amigos Solidários”, que assistem creches e instituições filantrópicas e as diversas feiras que levam o público a despertar a consciência para temas candentes da atualidade. Os pendores artísticos também são desenvolvidos, como ocorre na “Oficina de Teatro” que levou à criação da “Companhia Anglo de Teatro”, que tem apresentado, com sucesso, várias peças em Viçosa. Na verdade não vejo, em Viçosa, outro estabelecimento de ensino que se compare ao ANGLO em tudo o que ele tem a oferecer aos estudantes que o escolhem para confiar sua formação. Eu e todos os que lá trabalham, vestimos verdadeiramente a camisa ANGLO e nos orgulhamos disso. Havia apenas um senão: o acanhado espaço físico à época. Isto não é mais problema. A partir de 2001 o ANGLO está instalado no VIÇOSA SHOPPING, em um espaço digno de inveja. Uma beleza! Vale a pena visitar e conferir a amplitude, a claridade, os equipamentos, tudo de primeira. E o mais importante: o aconchego que faz do Colégio uma extensão natural da própria casa do aluno, onde ele é acolhido pelos professores como por seus pais mesmos e pelos colegas com uma amizade fraterna e duradoura, ligações essas tão fortes que, no momento em que, vitoriosos, deixam o terceiro ano integrado para alçarem vôos mais altos na vida universitária, partem com o coração despedaçado de saudade, como vejo todo ano na formatura de mais uma turma. Por tudo isso afirmo, com convicção que vale a pena ser ANGLO, realmente “é melhor pra você”, pois “aqui se ensina – aqui se aprende”, como dizem os slogans do Sistema Anglo de Ensino. Procure o Colégio, faça sua checagem e decida. As portas de sua nova casa estão abertas.

Ernesto von Rückert
Vice-Diretor do Colégio Anglo

The URI to TrackBack this entry is: http://www.ruckert.pro.br/blog/wp-trackback.php?p=120

Leave a Reply

Please note: Comment moderation is currently enabled so there will be a delay between when you post your comment and when it shows up. Patience is a virtue; there is no need to re-submit your comment.

[Ernesto von Rückert is proudly powered by WordPress.]